III Domingo da Quaresma

Jesus ensina-nos a ler a vida à luz da Palavra de Deus. Escutar a voz de Deus nos acontecimentos da história. Viver a vida com a vontade constante de dar. De dar bons frutos. A videira e a figueira representam na Bíblia, frequentemente, o povo de Israel. E se o povo de Deus não der bom fruto (ou se não der fruto) precisa de se transformar, da mudança, da vida nova. Um povo redimido por Cristo deve edificar com a sua vida um Reino que dê frutos de verdade, de justiça e de paz, de liberdade de vida e esperança. Neste tempo de Quaresma o mesmo é pedido a cada cristão. A cada um de nós. Porque pelos frutos, seremos também nós reconhecidos.



Haste da Figueira - A figueira estéril, que não dá fruto. O vinhateiro pede ao Senhor da vinha mais um ano de espera. Assim como este ramo, sem estar unido à figueira, acabará por secar. Também nós, somos chamados a ser unidos, a confiar nos nossos irmãos e em comunhão com Deus para que possamos dar bons frutos.
Tesoura de Podar - Simboliza o esforço, o arrependimento, a conversão. Lembra-nos que devemos cortar em nossas vidas aquilo que nos impede de avançar no caminho do bem, para que possa brutar novos ramos ou abundantes frutos de justiça, caridade, amor e perdão.

Adubo - É uma ajuda no trato e cuidado à reabilitação das plantas. Como o vinhateiro, somos convidados a cuidar dos que nos rodeiam, exercitando a nossa confiança e sabendo esperar.

0 comentários: