I Domingo da Quaresma

Entramos na Quaresma. Para um verdadeiro banho de areia no deserto, onde a Palavra de Deus, soa e ressoa ao coração e, de longe, se faz perto! É um tempo de graça, para a definição mais pessoal das nossas escolhas, um tempo de opção ou de recusa de Cristo e do seu caminho. No princípio da sua vida pública, Jesus é tentado a seguir um atalho, mais fácil, de sucesso, de aparência e de poder. Mas escolhe o caminho de verdade, da solidariedade e da compaixão, com a nossa fome e a nossa sede de Deus!
Conscientes da nossa fraqueza, confiemo-nos, desde já, à misericórdia de Deus!

Areia - Na imensidão do deserto apenas o céu e a areia. Tão perto e tão longe ... Apenas o sussurrar do vento que desliza a areia, nos convida à reflexão, à meditação. Jesus esteve no deserto para se encontrar e apesar de ter sido tentado, escolheu seguir o caminho da verdade.


Pedra - Simboliza as nossas fraquezas as nossas faltas. Precisamos de retirar as pedras do caminho para andar sem medo. Queremos escolher o caminho, de verdade, da solidariedade e de compaixão mesmo quando isso implica algum esforço da nossa parte.

Pão - O pão mata a fome. Jesus foi tentado a transformar uma pedra em pão, para saciar a fome, mas foi fiel ao seu compromisso com o Pai. Pois nem só de pão vive o homem, mas da palavra que vem da boca de Deus. E Deus deu-nos o pão do Céu, Ele é o pão da Vida.

0 comentários: