O Padre António Luciano dos Santos Costa, até recentemente capelão da Universiade da Beira Interior e que no ano passado foi arcipreste da Covilhã, após a morte de José Geraldes, foi nomeado pelo Bispo da Guada vigário episcopal para o clero. Por inerência presidirá ao Secretariado Diocesano do Clero, no lugar de Cunha Sério.
Na capelania do Hospital Sousa Martins, função que exerce a alguns meses, Luciano Costa passa a ter como adjunto o padre Joaquim Bastos. A alteração foi conhecida no final de Julho, adquando da divulgação das nomeações de D. Manuel Felício para o próximo ano pastoral.
No arciprestado da Covilhã o Padre Rui Miguel Manique Nogueira substitui o Padre Henrique Santos como pároco de Paul, Erada e Sobral de São Miguel, onde já era vigário paroquial. Tortosendo, Cortes e Unhais da Serra passam a ter como Pastor Constantin Buapale Malu, da Comunidade dos Padres Missionários do Verbo Divino, por troca com o Padre Sebastião.
Na paróquia da Conceição Rafael Neves foi nomeado cooperador pastoral, sob a orientação do Padre Fernando Brito. O diácono fica também com mandato para exercer funções pastorais também nas paróquias de São José e Vila do Carvalho.
Luís Pardal Freire, padre ordenado há dois meses, assume as funções de pároco de Aldeia de São Francisco e de São Jorge da Beira, tal como no Castelejo. Em Silvares o Padre Luís Freire partilha a paróquia com o Pare Gilberto Antunes.
A orca, Zebras e Póvoa de Atalaia, no arciprestado e Alpedrinha, passa a ter como pároco in solidum LuísMiguel Alves Nobre. O Padre Valter Duarte assume as funções em Alpedrinha e na capelania da Misericórdia da Soalheira. Em Alcaria, Peroviseu, Capinha, Três Povos (paróquias de Escarigo e Salgueiro) António Martins será o pároco responsável, por troca com os Padres Joaquim Martins e António Gama, que será o futuro capelão da Santa Casa da Misericórdia no Fundão.
Jorge Colaço, até agora capelão e pároco de Castelejo, São Jorge da Beira e Aldeia de São Francisco, é o administrador paroquial do Telhado.
Em Penamacor o Padre Joaquim Martins fica responsável por Aldeia do Bispo, Aldeia de João Pires, Salvador e Aranhas.
Entre outras nomeações, D. Manuel Felício destacou ainda o diácono José Leão para cooperador pastoral no Departamento da Catequese da Infância e Adolescência.
O bispo da Guarda agradece a todos os que cessam funções "o zelo e dedicação com que exerceram o ministério em benefício do bem comum das comunidades e dos serviços que lhes estiveram pastoralmente confiados". As tomadas de posse decorrerão durante Setembro.
in Notícias da Covilhã